domingo, 8 de dezembro de 2013

California Games, ou Jogos de Verão! Review desse clássico do Master!


 "Prepare-se para a última em videogames" era o que dizia a capa do jogo. Ah! Jogos de Verão! Hoje iremos dar uma olhadinha nesse super clássico do Master System!
 Jogos de Verão (California Games, na versão americana) é um jogo de minigames de esportes feito pela Epyx em 1989, mas que só fez sucesso mesmo lá nos anos 90. Se você não conhece a Epyx, vou tentar dar uma pequena explicação. A Epyx é uma empresa que praticamente só fez jogos de minigames. Ela foi a responsável por Summer Games, Winter Games, World Games e, o que iremos ver hoje, California Games. Bem, agora que vocês já estão preparados, vamos começar!

 Jogos de Verão se trata de seis minigames, os "events" que tem como objetivo fazer a maior pontuação possível. São eles Surf, Half Pipe, BMX, Footbag, Skating e Flying Disc. Um dos pontos positivos desse game é que você pode joga-lo com até 7 amigos, pois ele tem suporte para até 8 jogadores.

 No Half Pipe, você toma o controle de um skatista que tem que fazer várias manobras radicais.


No Surf, obviamente você surfa, e tem que fazer manobras com a prancha para impressionar os jurados e conseguir uma boa avaliação deles.


No Footbag, você precisa demonstrar suas habilidades nas embaixadinhas, usando uma pequena bolinha. É preciso fazer "truques" com a bolinha para ganhar pontos.


No Skating, você anda de patins em um calçadão na beira da praia, e tem que desviar dos peculiares obstáculos, que variam de bueiros a sorvetes.


No BMX, temos que controlar um ciclista que precisa fazer manobras radicais numa pista com sua bike, além de ter que desviar dos obstáculos.


Por último, temos o Flying Disc, que tem como objetivo apertar o botão quando o indicador estiver no ângulo certo, para que você possa pega-lo do outro lado. Esse "event" era provavelmente o menos jogado, por conta de ser meio chato e difícil de entender.


  A trilha sonora é muito boa, mas não é aquela coisa que é muito marcante. São trilhas simples, mas legais. Não posso deixar de dizer que na tela de título do jogo, é tocado o início da música Louie Louie, e no evento do Surf, é tocado o início da música Wipe Out.



 Agora vamos falar dos gráficos. Não tenho palavras para descreve-los. São fantásticos! Principalmente para 1989. Todo os eventos conseguem de dar a impressão de estar mesmo em um cenário tropical como a California. É tudo muito bem detalhado. Aliás, já que estamos falando de gráficos que tal dar uma olhada neles na versão do Mega Drive?




 Bom, agora que falamos dos gráficos, da trilha sonora e dos eventos, vamos falar do ponto onde esse game peca, a jogabilidade. Bem, eu esqueci de dizer que a Epyx é famosa pelos seus jogos com uma terrível jogabilidade. Tenho que dizer que California Games é o menos pior. Quando você pega ele para jogar, sua primeira impressão provavelmente será que ele é uma merda, pois, você não irá conseguir jogar! Os eventos requerem que você aperte combinações difíceis de entender nos botões. Agora, irei tentar explicar como jogar cada um dos eventos, então, se prepare!

Half Pipe:

 Para ganhar velocidade, aperte pra baixo no direcional quando você estiver descendo, e aperte pra cima quando estiver subindo. Para virar para o outro lado, aperte no direcional o lado oposto onde você se encontra, ou seja, o lado que você quer virar. Fazer isso aereamente te dá mais pontos. Você também pode fazer outro tipo de manobra, apertando o botão 2 quando estiver na pontinha do half pipe, mas, você terá que aperta-lo na hora certa, e larga-lo na hora certa também, se não você cai do skate.

BMX:

 Para pular, aperte o botão 2. Para fazer manobras, aperte o botão B + cima/baixo/esquerda/direita, você escolhe. Dependendo da direção que você apertar, diferentes manobras irão sair, dentre elas estão um giro 360 graus, virar a bicicleta para o lado, e manobras similares.

Surf:

Esse eu não entendo até hoje. Fiz todo o tipo de manobra, apertando o direcional, mas a maior nota que consegui dos jurados foi 3. Não tem muito segredo aqui, você movimenta o seu surfista com o direcional, e tenta fazer alguma coisa que chame a atenção dos jurados. Eu não consegui.


Skating:

Para movimentar a mulher de patins, e preciso ficar apertando cima e baixo cima e baixo cima e baixo cima e baixo… sem parar. Como assim? Você não sabe o que isso faz nos seus dedos, em questão de segundos eles estarão cansados! Para pular, você aperta o botão 2, e para girar, aperte o direcional para a direita ou esquerda.

Footbag:

Esse provavelmente é um dos eventos mais confusos. Você aperta o botão 2 para chutar a bola pra cima, e aperta o botão 2 também para usar a parte do corpo mais apropriada no momento em que você apertou (?). Sim, eu não estou inventando isso! Isso tá no manual do jogo! Com outras palavras, é claro, mas o importante é que está lá!

Flying Disc:

Esse é outro que eu não sei o que fazer. Eu creio que você deve apertar o botão 2 na hora que o indicador estiver no "ANGLE", na parte verde. Assim, você também terá que controlar a mulher do outro lado para que assim você possa pegar o frisbee.

 E essa foi minha breve tentativa de explicar como jogar cada evento. Mas a review ainda não acabou! Não posso deixar de falar do GAME BOX: Série Esportes Radicais, uma tentativa horrorosa da TecToy de tentar tirar uma lasquinha do sucesso do Jogos de Verão. Basicamente, esse era um jogo IGUAL ao California Games, só que pior, só com os eventos Surf e BMX. Agora me diga, o que a TecToy tem na cabeça?


Quem é o besta que vai comprar isso?

 Apesar de todos os seus problemas, Jogos de Verão é um clássico, e é extremamente divertido, principalmente com amigos. É sempre uma diversão apostar que faz a melhor score, e é sempre uma diversão também rir daquele seu amigo que não sabe jogar e só faz merda no videogame. É essas e outras coisas que fazem Jogos de Verão ser um clássico eterno.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente para dizer sua opinião e me incentivar a criar cada vez mais postagens!