sábado, 7 de dezembro de 2013

Da TV para os games: Zillion!


Hoje, iremos fazer um review diferente, iremos dar uma olhada em Zillion! O anime, e também os jogos! Iremos ver tudo, pra você que via o anime no final dos anos 80, e pra você que também não via mas quer conheçe-lo!
 Vamos começar pelo anime. Zillion foi exibido pela Rede Globo, e pela Rede Gazeta, no extinto programa "Gazetinha". Ele se passa em 2387, no planeta Maris, que é considerado uma segunda terra. Nesse ano, Maris foi invadido pelo império Noza, que quer usar o planeta para perpetuar a espécie. O problema é que os Noza iniciam um violento ataque aos habitante de Maris, que parecia não ter esperança. Mas isso muda quando 3 pistolas com um poder descomunal caem do céu. Essas pistolas recebem o nome de Zillion, então, é formada uma equipe de "soldados", os Cavaleiros Brancos, que se encarregam de destruir os Noza. A equipe é formada por J.J (O personagem principal), Champ e Apple, além de Dave, Amy e o Robô Bongo, que são como ajudantes.

JJ
Champ
Apple
Dave
Amy
Robô Bongo 
 Agora, você sabia que esse anime é um anime encomendado pela SEGA, para a divulgação de seus produtos? Sim! Você, que já assistiu o anime, já deve ter notado uma semelhança entre a pistola Zillion, e a pistola do Master System, não é? Além disso, tem também o Robô Bongo. Ele não se parece com o Opa Opa, dos jogos da série Phantasy Zone?

 Mas aconteceu um problema. Quem fazia ele era a Tatsunoko Productions, que, antes dele realmente ter um final, entrou numa briga com a SEGA, que levou ao cancelamento do anime. Ele só deveria ter acabado quando os Cavaleiros Brancos derrotassem os Noza, e as pistolas Zillion retornassem para onde elas tinham vindo, assim, depois disso, haveria uma segunda temporada. Mesmo brigada com a SEGA, a Tatsunoko fez um OVA do Zillion de 45 minutos, mas que, infelizmente, não foi lançado no ocidende. Zillion acabou com somente 31 episódios.

 Agora que já falamos do Anime, vamos falar dos jogos! Zillion recebeu 2 jogos para o Master System, sendo um chamado somente de Zillion, e o outro chamado de Tri Formation, que é mais conhecido como Zillion 2.

 Zillion 1 é considerado por muitos o Metroid da SEGA, por conta de seu estilo focado na exploração e nos puzzles. Mas não quero entrar muito em detalhes desse jogo, pois quero focar na sua continuação, o Zillion 2. A maioria dos fãs do Zillion dizem que o primeiro jogo é superior se comparado ao segundo, pois, diferentemente de seu antecessor, Zillion 2 não tem nenhum elemento de exploração, nem tão pouco de puzzles, por ser um jogo focado na ação.

Zillion 2
Zillion 2
 Em relação ao primeiro jogo, Zillion 2 teve um salto gigantesco nos gráficos, principalmente para um jogo que foi feito no mesmo ano que seu antecessor. Mas, não posso deixar de dizer que esse jogo é cheio de problemas. Um deles e a sua dificuldade, que é insana. Você provavelmente não irá passar da primeira fase quando pegar pra jogar, isso por conta de seu estilo de jogabilidade. Nas fases impares (primeira, terceira, quinta… ) você controla o JJ numa moto que anda sem parar, assim você terá que ir desviando e atirando nos inimigos, que passam na velocidade da luz! Além disso, ainda tem os power ups. A letra "L" recupera sua vida, a letra "Z" aumenta a potência da sua pistola, e a letra "A" te transforma num robô voador! Aí, parece que sua vida irá melhorar, não é? Bem, deveria ser assim, mas o robô voador é enorme, e fica muito mais difícil desviar dos projéteis dos inimigos. Você tem que ser muito rápido pra jogar esse jogo. Depois disso, nas fases pares (segunda, quarta, sexta… ) você controla o JJ andando a pé mesmo, num estilo side-scrolling. Geralmente essas fases são mais fáceis, mas, são nelas que se encontram os chefões.

Nas fases pares, você também terá que resgatar alguns personagens.
O robô voador
 O game tem um visual bem legal, ele se passa dentro da base dos Noza, que é cheia de tecnologias avançadas, e que foi muito bem representado no game, sempre cheio de detalhes, que são impressionantes para 1987. A trilha sonora, assim como os gráficos, também impressiona. Nas fases da moto, temos o tema de abertura do anime, chamado de "Pure Stone". Já nas fases a pé, temos os temas de combate que também aparecem no anime.

 Também não posso deixar de falar da Pistola Zillion, que foi o primeiro brinquedo da TecToy. Se tratava de uma pistola infravermelha que vinha com um colete com sensores para brincar com os  amigos. O número de vendas dela no Brasil chegou a superar os do Japão.

A pistola Zillion
 Resumindo tudo que falei, Zillion marcou todos aqueles que assistiam, e também aqueles que iam nas locadoras procurando as fitas dos jogos. Hoje, a franquia Zillion está morta, mas, sei que ela sempre terá um lugarzinho no coração dos fãs.

Até mais!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente para dizer sua opinião e me incentivar a criar cada vez mais postagens!