quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Super Monaco GP: Master System e Mega Drive! (Parte 1)


 Quando a conversa é jogos antigos de corrida, um dos primeiros nomes a serem citados é Super Monaco GP, jogo de corrida da SEGA que marcou muitas pessoas. Mas porque ele marcou tanto? Vamos ver aí em baixo!
 Em 1979, a SEGA lançava um arcade, chamado de Monaco Gp (Não confunda Monaco GP com Super Monaco GP). O jogo tinha uma visão de cima, e sua jogabilidade e gráficos são muito parecidos com os do jogo Road Fighter, da Konami.

Road Fighter da Konami, de 1991
Monaco GP da SEGA, de 1979
 Bom, agora vamos voltar ao foco principal, o Super Monaco GP! Esse arcade foi lançado pela SEGA em 1989 com uma inovação. Naquela época, todos os jogos de corrida tinha a câmera com visão de cima, ou a câmera atras do carro, como o Enduro, mas, o Super Monaco GP trazia câmera em primeira pessoa, trazendo uma nova experiência de realismo, e não era só isso! Algumas máquinas ainda tinham uma cadeira que se movimentava de acordo com seus movimentos no jogo, e também um sistema que soprava ar em você, para dar sensação de velocidade.

Screenshot da vers ão de arcade
Screenshot da versão de arcade
 O jogo era bem rápido, rodava a 60 frames por segundo, o que reforçava ainda mais a sensação de alta velocidade. Os gráficos eram bem avançados para a época, e a jogabilidade era bem fluida.

 Mas esse jogo criou uma grande polêmica, pois a SEGA colocou propagandas nas pistas dos patrocinadores da Formula 1, mudando um pouco as letras. Assim Ford virou Fodo, Canon virou Conan, e Marlboro virou Marlbobo. A SEGA não conseguiu sair ganhando dessa, e foi processada pela Marlboro, que disse que não queria sua marca associada a coisas de crianças. A SEGA então teve que criar outra versão do jogo, substituindo as propagandas dos patrocinadores da F1 por uma propaganda do passarinho Flicky.

 Como todo jogo da SEGA que fez sucesso nos arcades, Super Monaco GP foi convertido a várias plataformas, sendo que a empresa US GOLD ficou encarregada dos ports para os computadores domésticos (Que são horríveis), e a própria SEGA se encarregou de fazer o port para o Master, e para o Mega.

 A versão do Master System obviamente não era em primeira pessoa, e sim em terceira. Por mais que seja um jogo quase completamente diferente por causa disso, a SEGA fez bonito com essa conversão. A jogabilidade e o "realismo" da Formula 1 ainda estão bem presentes.
 Nessa versão também temos a opção de Multiplayer com tela dividida, que funciona muito bem.

Screenshot da versão de Master System
Screenshot da versão de Master System
 Agora vamos falar da versão do Mega, onde o jogo se eternizou. A conversão foi espetacular, não tão boa quanto a do arcade, mas quase. Obviamente o jogo ficou com gráficos piores e mais lento, mas a sua jogabilidade compensa essas falhas. Os gráficos, mesmo sendo inferiores, ainda estão bem a frente do seu tempo. Esse jogo também recebeu um modo totalmente inédito, o World Championship, onde o jogador terá que percorrer todas as 16 pistas da temporada da Formula 1 de 1989. Ele funciona assim, você escolhe um rival, e se você conseguir ganhar dele 2 vezes consecutivas, ele é eliminado e você toma o lugar dele na equipe. Aliás, esse jogo não tem licença para colocar os nomes oficiais dos pilotos, nem das equipes, por isso, todas as equipes tem nomes fictícios, mas que se assemelham com os verdadeiros. Bem, depois que a temporada acaba e que você terminou em 1˚ lugar, você pode correr a segunda temporada, mas um novo piloto aparece, G. Ceara, do Brasil, baseado em Ayrton Senna. Ele irá te escolher como rival, e é quase impossível ganhar dele. Como nem tudo é perfeito, o jogo tem alguns defeitos, como o password, que é gigante, com 4 linhas, cada uma com 16 números/letras/sinais. Isso mesmo, você ainda tem que identificar isso.

Screenshot da versão do Mega Drive
Screenshot da versão do Mega Drive
Screenshot da versão do Mega Drive
Screenshot da versão do Mega Drive
Ah, e não pense que esqueci do Ayrton Senna's Super Monaco GP 2! Na próxima parte desse review, iremos dar uma olhada nesse clássico que marcou muitos de nós!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente para dizer sua opinião e me incentivar a criar cada vez mais postagens!