quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Ayrton Senna's Super Monaco GP 2: Master System e Mega Drive! (Parte 2)


 Voltando a todo vapor para a segunda parte da nossa review do Super Monaco GP! Dessa vez, iremos dar uma olhada no Ayrton Senna's Super Monaco GP 2, um game que conseguiu marcar ainda mais do que seu antecessor, por ter como protagonista o nosso querido tri-campeão Ayrton Senna.

 Esse jogo, diferente do anterior, não teve versão de Arcade, só saiu para o Mega Drive, o Master System e o Game Gear. Aqui iremos ver somente as versões do Master e do Mega.

 Ayrton Senna's Super Monaco GP é uma continuação a altura do seu antecessor. Ele teve participação direta do próprio Ayrton, que supervisionou todo o trabalho dos desenvolvedores para que tudo seja igual a Formula 1. Ele também escreveu dicas para cada pista, como qual tipo de pneu usar em cada uma delas e dentre outros.

 Primeiro vamos dar uma olhada na versão do Master System. Assim como o Monaco GP 1, a visão continua em terceira pessoa, e a jogabilidade continua fluida. No menu, o temos 3 opções, a "Options" o "Free Run" e o World Championship, que é a atração principal. Em "Options" é possível ouvir as músicas e os efeitos sonoros do jogo, além de poder escolher entre o modo Beginner, e o modo Advanced, sendo que no modo Beginner existe um mapa na pista e no Advanced esse mapa não existe. No "Free Run" é possível ver as dicas do Ayrton que mencionei anteriormente, e treinar qualquer uma das 16 pistas. No World Championship, infelizmente, você não irá jogar com o Senna, e sim contra ele. Você terá que ganhar dele em todas as 16 pistas, que são: Estados Unidos, Brasil, San Marino, Monaco, Canada , México, França, Grã Bretanha, Alemanha, Hungria, Bélgica, Itália, Portugal, Espanha, Japão e Australia, respectivamente.

 Mas isso não será uma tarefa fácil. Você terá que escolher as "configurações" do seu carro, usando sua estratégia. Você pode escolher entre duas transmissões, Transmissão Manual, onde você terá que se preocupar em passar marchas, mas seu carro irá mais rápido, e Transmissão Automática, onde seu carro não irá tão rápido, mas você não se preocupa com as marchas. Você também escolherá o tipo de câmbio: Tem o modelo A, que lhe dá máxima velocidade, mas com menor taxa de aceleração, e o modelo B, que tem maior taxa de aceleração mas é mais lento. Calma, ainda não acabou! Você ainda tem que escolher os Pneus! Os pneus da composição B duram mais, mas os da composição C, apesar de durarem menos, lhe proporcionam melhor tração. Agora, por último, cabe a você escolher o Aerofólio. O tipo 0˚ lhe dá máxima velocidade, e o tipo 45˚ lhe dá maior estabilidade nas curvas. Depois de escolher tudo, você agora está pronto para disputar a temporada, certo? Não meu amigo! Você ainda tem que ir pra qualificação, que é a tomada de tempo que define sua posição na largada da corrida. Se você for muito bem, poderá ir para Pole Position. Agora é por sua conta. Domine as marchas e as pistas, vença Ayrton e seja um verdadeiro campeão.

 Dou créditos a SEGA por este port. Ele é completíssimo e desafiador, e mesmo sendo um game de 8 bits, consegue forçar o jogador a usar a estratégia e a memorizar as dicas do Ayrton para cada pista e aplica-las na hora de correr. Mas, é uma pena que esse jogo perdeu o Multiplayer com tela dividida do seu antecessor.





Agora, vamos a versão de Mega. Essa versão é bem parecido com o Super Monaco GP 1, portanto não vou entrar muito em detalhes (Leia a Parte 1). Há uma pequena melhoria dos gráficos, mais realismo da Formula 1 na jogabilidade, e, e claro, a participação de Ayrton Senna. O menu continua com as mesmas opções do Master System, mas com uma adição, o Senna GP, onde você irá correr por 3 pistas, sendo 2 delas feitas pelo o próprio Ayrton e uma pista de kart que ficava na fazenda dele.



E com isso acabamos de vez com nossas análises do Super Monaco GP! Um game de corrida que conseguiu trazer uma realidade nunca vista antes, que marcou muitos!














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